segunda-feira, 4 de abril de 2011

Técnicas de corrida


Normalmente, os atletas de corrida não se preocupam muito com a sua técnica. Praticamente, todo o seu treino se baseia no desenvolvimento da resistência, quer através da corrida contínua (método de treino mais utilizado), quer através de “Fartleks” ou treino intervalado na pista.O treino das outras capacidades físicas, velocidade, força e flexibilidade, raramente fazem parte de um planejamento do treino de fundistas, principalmente os que se dedicam exclusivamente às provas de rua. O mesmo acontece com o treino da técnica de corrida.


Os exercícios de técnica de corrida são essenciais para manter uma passada regular e correta, permitem uma aprendizagem técnica e até uma adaptação do sistema nervoso ao movimento de correr.

Pode realizá-los como complemento do aquecimento antes de começar a sessão, mas sempre depois do aquecimento ou no fim de uma sessão de corrida a um ritmo confortável.

Podem ser feitos numa reta de 30 a 50 metros com piso regular, podendo também ser realizados na relva. Faça uma reta e regresse a trote lento. Progrida gradualmente no número de séries que faz de cada um e no seu grau de dificuldade.


Exemplos de exercícios:

ANDAR NOS CALCANHARES. Consiste em dar pequenos passos apoiando apenas os calcanhares no chão. 

ANDAR NAS PONTAS. Ao contrário do anterior, consiste em andar nas pontas dos pés mantendo os calcanhares levantados do solo. 

SKIPPING. Consiste em correr levantando os joelhos ao nível da cintura ou um pouco mais altos. Numa fase inicial faça lentamente, podendo mesmo ajudar segurando a canela, progrida até percorrer a reta com skipping rápido.

CALCANHARES NO GLÚTEO. Corra flexionando a coxa de forma a bater com os calcanhares nos glúteos.

CORRIDA LATERAL. Corra lateralmente, mude a perna da frente a metade do percurso. Aumente a dificuldade alternando em cada dois passos a perna da frente.


Estes exercícios ajudam a melhorar a velocidade e também a coordenação motora, o que numa etapa de formação são talvez os dois objetivos mais importantes do treinamento. Por outro lado, a introdução destes exercícios no plano de treino ajuda também a quebrar alguma monotonia que acaba sempre por existir no treinamento de corrida.

Nenhum comentário: