terça-feira, 5 de abril de 2011

Atenção corredores: Dor no calcanhar




Cada quilometro que caminha provoca 60 toneladas do stress sobre cada pé. Os seus pés conseguem aguentar cargas elevadas, mas demasiado esforço empurra-os para lá dos seus limites. Quando caminha em superfícies duras, pratica desporto ou usa sapatos  que irritam os tecidos sensíveis dos pés, pode desenvolver dores no calcanhar, este é o problema  mais comum que afeta o pé e o tornozelo. Um calcanhar dorido cura-se por si próprio sem cirurgia ou outro cuidado, se lhe der bastante descanso. No entanto, muitas pessoas tentam ignorar os sinais e a dor do calcanhar, mantendo  as atividades que são a sua causa. Quando se continua a esforçar um calcanhar dorido, simplesmente piorará a situação, podendo se transformar o problema em lesão crónica, o que conduz a mais problemas. A cirurgia raramente é necessária.
Avaliação e tratamento A dor no calcanhar pode ter muitas causas. Se o seu calcanhar apresenta dor, procure de imediato o seu médico para que este determine a razão e comece o tratamento. Diga-lhe exatamente onde sente a dor e à quanto tempo. O seu médico examinará o calcanhar. Este poderá pedir-lhe que caminhe, que se coloque de pé ou para fazer outros testes físicos que o ajudam a  localizar a causa da dor. A dor do calcanhar pode dividir-se em dois grandes grupos: dor abaixo do calcanhar e dor atrás do calcanhar.
Dor abaixo do calcanhar Se a dor se localiza sob seu calcanhar,  pode ter um ou mais problemas que inflame os tecidos no fundo do pé:
  • Contusão: Quando se pisa um objeto duro tal como uma rocha ou uma pedra, podemos ferir a almofada de gordura do calcanhar. A contusão pode ou não pode apresentar-se avermelhada. A dor abranda gradualmente com descanso.
  • Fascite/fasceíte Plantar : Correr ou saltar em excesso podem inflamar a faixa de tecido (fascia) que conecta o osso do calcanhar à base dos dedos do pé. A dor centra-se sob o calcanhar e pode ser suave no início mas aumentar após descansar durante a noite. Pode necessitar fazer exercícios especiais, tomar medicamentos para reduzir o inchaço e utilizar uma talonete no calçado..
  • Esporão do calcanhar: a fascite/fasceíte plantar pode evoluir, surgindo um esporão (depósito do cálcio) onde a faixa de tecido da fascia conecta ao calcanhar. O seu médico poderá pedir um raio X para ver a saliência óssea, que pode variar em tamanho. O tratamento é geralmente o mesmo que para a fascite plantar: descansar até que a dor desapareça, fazer exercícios especiais de alongamento e utilizar talonete no calçado.
Dor atrás do calcanhar Se a dor se localizar atrás do calcanhar, poderá tratar-se de uma inflamação na zona onde o tendão de Aquiles liga ao osso do calcanhar como a bursite retrocalcaneal ou Bursite anterior do tendão de Aquiles em crianças é comum a Doença de Sever/Osteocondrose do Calcâneo/Apofisite do Calcâneo.

Frequentemente estes problemas aparecem relacionado com o excesso de corrida, desequilíbrios biomecânicos, como a pronação excessiva ou devido à fricção excessiva provocada por calçado demasiado justo no calcanhar. A dor pode aumentar gradualmente com o tempo, fazendo com que a pele endureça, avermelhe e inche. Pode desenvolver uma petuberância no calcanhar que se apresenta macia e morna ao toque. A dor aumenta quando  começa  uma atividade após descanso. Com frequência magoa  demasiado para permitir o uso de sapatos normais. Pode ser necessário um raio X para confirmar a existência de um esporão do calcanhar. O tratamento inclui descansar das atividades que causaram o problema, fazendo exercícios de alongamento , administração de medicação adequada e a utilização de calçado aberto atrás.
  • O seu médico poderá recomendar-lhe:
  •  O uso de um talonete.
  • Alongamentos do tendão de Aquiles inclinando-se para a frente de encontro a uma parede com seu pé apoiado no solo e o calcanhar elevado.
  • O uso medicamentos anti-inflamatorios para a dor e o inchaço.
  • A colocação o gelo no calcanhar para reduzir a inflamação.

     Matéria original: http://www.calcadodesportivo.com/footpain/dornospes/dor_no_calcanhar.htm

Nenhum comentário: