domingo, 10 de abril de 2011

SINTOMAS DO HIPO E HIPERTIREOIDISMO.

A tireóide é uma glândula endócrina importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 [tiroxina] e T3 [triiodotironina] estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos do organismo. Os principais distúrbios da tireóide são o hipotireoidismo [baixa ou nenhuma produção de hormônios] e o hipertireoidismo [produção excessiva de hormônios], doenças que incidem mais nas mulheres do que nos homens.

SINTOMAS DO HIPO E HIPERTIREOIDISMO
1] Hipotireoidismo: Cansaço, Depressão, Adinamia [falta de iniciativa] Pele seca e fria, Prisão de ventre, Diminuição da freqüência cardíaca , Decréscimo da atividade cerebral, Voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação, Mixedema [inchaço duro], Diminuição do apetite , Sonolência, Reflexos mais vagarosos, Intolerância ao frio, Alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

2] Hipertireoidismo: Hiperativação do metabolismo; Nervosismo e irritação; Insônia; Aumento da freqüência cardíaca, Intolerância ao calor, Sudorese abundante, Taquicardia, Perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas, Tremores, Olhos saltados, Bócio, Comprometimento da capacidade de tomar decisões equilibradas.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é da área médica e pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireóide. No TSH elevado x Hormônio reduzido: Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireóide caracterizam o hipotireoidismo. No TSH baixo x hormônio elevado: O TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireóide caracterizam o hipertireoidismo.

 CUIDE-SE

Submeter-se ao tratamento é um fator funfamerntal para a saúde e qualidade de vida. Os distúrbios da tireóide,  são considerados simples de diagnosticar e também de tratar. É necessário atenção a esses fatores, pois muitas vezes seus sintomas são confundidos com outras doenças. Assim, em qualquer um dos sintomas citados procure um especialista da área médica para uma avaliação e tratamento se for o caso.

Nenhum comentário: