terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Frequência cardíaca e emagrecimento.


Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco é o número de vezes que o coração bate por minuto.
Para isso podemos aferir manualmente ou fazer uso de monitores cardíacos, eles ajudam de forma simples e efetiva ao treinamento. Correr dentro de uma zona de frequência cardíaca específica, o ajuda a assegurar de estar treinando na intensidade apropriada para melhores resultados. Porém, sem perceber, você pode estar treinando mais forte ou mais leve do que o planejado a menos que saiba sua verdadeira frequência cardíaca máxima, sua frequência cardíaca de repouso, e que leve em consideração vários fatores que influenciam a frequência cardíaca durante a corrida.
Você pode determinar sua frequência cardíaca máxima de forma acurada durante uma sessão de treinamento intervalado forte. Um exercício apropriado é fazer um aquecimento cuidadoso e então correr 3 repetições de alta intensidade de 2 a 3 minutos subindo uma ladeira de inclinação moderada e trotar de volta assim que acabar cada uma delas. Se você correr a primeira ladeira a 90% do esforço e as outras duas dando tudo, sua frequência cardíaca deve alcançar o máximo durante a segunda ou terceira repetição.
                                          Monitor_cardiaco
Interessantemente, há evidência de que a frequência cardíaca máxima muda com o nível de condicionamento aeróbico da pessoa. Sua frequência cardíaca máxima diminui quando você obtém grandes ganhos no seu condicionamento cardiovascular, e aumenta quando você tem o infortúnio de ficar fora de forma. Uma pessoa destreinada pode experimentar uma decréscimo de 7% na frequência cardíaca máxima com o treinamento. À medida que a sua frequência cardíaca máxima muda, as zonas de frequência cardíaca de treinamento devem ser ajustadas. Caso você tenha aumentado substancialmente seu nível de treinamento, deve testar sua frequência cardíaca máxima a cada 6 a 12 semanas para checar se ela decresceu. De forma similar, caso você tenha ficado um longo período sem correr, deve verificar a sua frequência cardíaca máxima pois ela pode ter se elevado.
E a pergunta que não quer calar: Qual a freqüência cardíaca para emagrecer?
" Vários trabalhos científicos comprovam que exercícios aeróbios como coadjuvantes nos processos de emagrecimento devem ser feitos com valores em torno de 60% a 75% da FCMax. Esse percentual, aparentemente baixo, se mantido por tempo acima de 30 - 40 minutos, é muito mais produtivo na queima de gordura corporal do que quando são usadas freqüências cardíacas mais altas."

Nenhum comentário: