quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

TREINAR ATÉ A FALHA?

Fisiculturistas e atletas de força estão sempre dizendo que você tem que treinar uma maneira  muito eficiente até a falha para maximizar o ganho de massa e força. O que eles querem dizer ? Existem diversas maneiras de passar da barreira da dor para fazer os músculos trabalharem o máximo possível. 

O objetivo de um treino para hipertrofia é estimular o maior número de fibras possíveis, e para conseguir isto é treinando até a exaustão.

Para a execução da maioria das técnicas abaixo é necessário a ajuda de um parceiro de treini que fique olhando e ajude quando necessário.


Repetições Forçadas
Faça o exercício até não conseguir realizar nenhuma repetição, mas respeitando a quantia de repetições que você precisa. Ex: perto de 8,10 ou 12 reps. E então peça ajuda a um parceiro treino para realizar mais duas ou três repetições em uma situação que você não conseguiria sozinho, assim sendo repetições forçadas.

Repetições Negativas
Falha positiva é quando você não consegue mais erguer o peso. E esta é atingida sempre antes da falha negativa, quando não é mais possível controlar a descida do peso. Então, após atingir a falha positiva, peça ao seu parceiro para erguer o peso e deixar você fazer apenas a parte negativa do exercício até atingir a falha negativa, assim fatigando completamente o músculo.

Repetições Parciais
Como o nome já diz, repetição parcial é uma repetição incompleta. Após atingir o máximo de repetições que você conseguiria na sua série normal, tente fazer mais algumas repetições, nem que seja pela metade somente para atingir a falha.

Pré-Exaustão
Esta técnica consiste em pré-fatigar o músculo com um exercício isolado antes de fazer um composto, garantindo o máximo de esforço e falha no exercício. Ex: Fazer voador logo em seguida supino reto.

Conclusão
Estas técnicas podem ser empregadas nos treinos de tempo em tempo para produzir novos ganhos. O principal objetivo é gerar a completa exaustão, independente da maneira que você faz o exercício. E nunca se esqueça de descansar para evitar o overtraining.

PROCURE SEMPRE A AJUDA DE UM "PROFISSIONAL"
 
BONS TREINOS

Um comentário:

Corpo em Movimento disse...

Ótimas dicas Prof. Gabriel. É muito bom saber que existe profissional que se importa em contribuir com informações importantes com compromisso e seriedade.

Abraço Equipe http://movimenteseucorpo.blogspot.com/