sexta-feira, 20 de agosto de 2010

IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO NO TREINAMENTO

Olá, quem nunca ouviu dizer que não aguenta de tanta dor nas primeiras semanas quando retorna as atividades físicas em uma academia de musculação?

Pois é, quando o aluno retorna a uma academia (individuos treinados) voltam com todo "gás" querendo retomar a sua forma fisica em poucas semanas, perder aquelas gordurinhas em dias, como se fosse milagre!
Sendo assim mesmo sendo supervisionado por "PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" tomam a iniciativa de se auto prescreverem ou até mesmo não seguir a fixa de treino, executando exercícios de forma incorreta, não prestando atenção na biomecanica do movimento ( melhor execução do movimento ) muito menos na carga.
Geralmente a carga e o maior problema, pois estes "atletas de espelho" não entendem nada, e depois ficam se queixando de dores, ou a academia não presta ou é culpa do profissional, culpar o próximo é facil, dificil e assumir o erro!
Para diferentes estímulos musculares são esperadas diferentes respostas:
  • Repetições rápidas: o corpo recorre aos chamados fosfatos de alta energia (anaeróbia alática) que vem a ser a energia pronta no músculo para ser usada.
  • Repetições no dobro do tempo: o combustível teoricamente vem do metabolismo anaeróbio de glicídios possivelmente aumentando as concentrações de lactato e reduzindo o pH.
  • Repetições em tempos muito maiores: a via metabólica preferencial passa a ser a oxidativa.
O estímulo adequado no tempo certo é capaz de produzir respostas hormonais satisfatórias, especialmente no que diz respeito ao GH (hormônio de crescimento), insulina e testosterona, hormônios intimamente ligados à hipertrofia muscular. 

Por isso respeite as etapas, faça uma dieta adequada com ênfase para seu objetivo, o que serve pra vc, não serve pra mim e sucessivamente, treine corretamente, respeite as pausas entre as séries, respeite a carga e alem disso, respeite sua saúde.

Gabriel Baú.

Nenhum comentário: