sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Circuit Training para condicionamento físico e emagrecimento

Treino em circuito (Circuit training) é uma excelente forma de melhorar seu condicionamento físico e melhorar também a sua resistência muscular podendo ser feito na academia ou em casa. Este tipo de exercício é super indicado para auxiliar no emagrecimento e condicionamento cardiovascular, sendo necessário ter muita resistência física. Desta forma iniciantes devem começar com exercícios leves e não exceder o limite físico, prestando atenção ao ritmo do corpo, aumentando o nível de exercício gradualmente. Tradicionalmente circuit training envolve uma série de exercícios aeróbicos e de resistência física realizada em uma quadra ou em uma sala de academia com normalmente em torno de 10 e 15 tipos de exercícios diferentes em áreas separadas em cada sessão de circuit training com duração de mais ou menos dois minutos em cada exercício, com uma sessão tendo uma duração média de uma hora. Circuit training proporciona uma boa base de exercícios trabalhando todo o corpo, e pode ser feito em ritmos diferentes, dependendo do condicionamento e nível de fitness dos participantes. Existem vários tipos de circuit training e cada academia pode ter um estilo diferente dependendo da preferência do treinador. Dependendo do tipo de treino, o exercício de corrida pode ser usado como aquecimento ou pode ser usado entre os intervalos dos exercícios. Uma boa classe de circuit training deve começar com um aquecimento de corrida seguido por uma sessão de alongamento para condicionar o corpo ao treinamento que será realizado. Algumas aulas de artes marcias incorporam circuit training como parte do treinamento de condicionamento físico. Circuit training é ideal para manter seu corpo em forma e pode ser praticado em casa sem a necessidade de nenhum equipamento de malhação. Com este tipo de treinamento físico você trabalha todo o corpo e se mantem ativo com um bom condicionamento aeróbico e vascular sendo assim bem eficiente para ajudar na perda de peso.

Vantagens

  • Excelente base de exercícios para condicionar e fortalecer o corpo
  • Fácil de trabalhar cada músculo em seu corpo
  • Pode ser adaptado para áreas de exercício de qualquer tamanho
  • Não necessita equipamentos caros de academia
  • Pode ser adaptado como treinamento em qualquer esporte
  • Pode ser incorporado como treinamento em levantamento de peso
  • Circuit training é uma forma excelente de ajudar a perda de gordura

Desvantagens

  • Como este exercício é voltado para a perda de gordura é mais útil para quem tem um corpo do tipo endomórfico ou mesomórfico.
  • Apesar da sua quantidade elevada de exercício, o volume de exercício individual para cada grupo muscular é pequeno, sendo pouco estimulante hipertrofico.

Nenhum comentário: