quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

TREINAR ATÉ A FALHA?

Fisiculturistas e atletas de força estão sempre dizendo que você tem que treinar uma maneira  muito eficiente até a falha para maximizar o ganho de massa e força. O que eles querem dizer ? Existem diversas maneiras de passar da barreira da dor para fazer os músculos trabalharem o máximo possível. 

O objetivo de um treino para hipertrofia é estimular o maior número de fibras possíveis, e para conseguir isto é treinando até a exaustão.

Para a execução da maioria das técnicas abaixo é necessário a ajuda de um parceiro de treini que fique olhando e ajude quando necessário.


Repetições Forçadas
Faça o exercício até não conseguir realizar nenhuma repetição, mas respeitando a quantia de repetições que você precisa. Ex: perto de 8,10 ou 12 reps. E então peça ajuda a um parceiro treino para realizar mais duas ou três repetições em uma situação que você não conseguiria sozinho, assim sendo repetições forçadas.

Repetições Negativas
Falha positiva é quando você não consegue mais erguer o peso. E esta é atingida sempre antes da falha negativa, quando não é mais possível controlar a descida do peso. Então, após atingir a falha positiva, peça ao seu parceiro para erguer o peso e deixar você fazer apenas a parte negativa do exercício até atingir a falha negativa, assim fatigando completamente o músculo.

Repetições Parciais
Como o nome já diz, repetição parcial é uma repetição incompleta. Após atingir o máximo de repetições que você conseguiria na sua série normal, tente fazer mais algumas repetições, nem que seja pela metade somente para atingir a falha.

Pré-Exaustão
Esta técnica consiste em pré-fatigar o músculo com um exercício isolado antes de fazer um composto, garantindo o máximo de esforço e falha no exercício. Ex: Fazer voador logo em seguida supino reto.

Conclusão
Estas técnicas podem ser empregadas nos treinos de tempo em tempo para produzir novos ganhos. O principal objetivo é gerar a completa exaustão, independente da maneira que você faz o exercício. E nunca se esqueça de descansar para evitar o overtraining.

PROCURE SEMPRE A AJUDA DE UM "PROFISSIONAL"
 
BONS TREINOS

Vejas as principais maneiras para arruinar a sua dieta e como evitá-los.





1) Depender Demais dos Termogênicos
Muitas vezes os termogênicos(queimador de gordura) são usados como “muleta” na dieta. Termogênicos bons são ótimos para queimar gordura, mas não compensam uma dieta mal feita.

Nenhum suplemento no mundo vai conseguir compensar uma dieta ruim, muita gente acha que por estar utilizando termogênicos fortes, podem comer o que quiser que o produto vai dar um jeito nesse excesso que você está ingerindo.
Se isso tivesse algum embasamento, o problema da obesidade no mundo estaria resolvido. Termogênicos aliados a uma dieta mal feita não trarão resultados. FATO!
Faça um favor a sí mesmo, só pense em gastar dinheiro com termogênicos quando você realmente estiver comprometido a perder peso e seguir uma dieta rigorosa.

2) Seguir a Dieta dos Outros
Não adianta querer seguir a dieta do Ronnie Coleman ou Lee Priest que você pegou em algum fórum da internet. Estas dietas não servem para nós mortais, nem mesmo se você tivesse uma boa genética o máximo que você iria conseguir com estas dietas seria ganhar gordura. Além da genética destes atletas, a quantidade e variedade de drogas que eles usam é além da nossa realidade.
Este fato não é para desmerecer ninguém, o problema é que dieta é um assunto extremamente pessoal. Cada pessoa tem um objetivo e genética diferente, a quantidade de nutrientes e calorias varia de pessoa para pessoa.


3) Não Beber Água o Suficiente
Quanta água você bebeu hoje ? Se você não consegue responder esta pergunta provavelmente você não bebeu o suficiente. Neste caso, com certeza você está diminuindo o próprio progresso e performance do seu treino.
Pense nisto: seus músculos e cerebro são 75% água, seu sangue 82% e seus pulmões 90%. Cara, você é feito de água!
Atleticamente falando, o propósito primário da água é manter a hidratação celular que conseqüentemente aumenta a resistência e performance do corpo. Além de ajudar no processo digestivo a água tem a habilidade de eliminar todas as toxinas do organismo.
É importante manter o corpo hidratado durante o dia inteiro, tome água com as refeições(isso mesmo), entre as refeições, antes do treino, durante o treino e principalmente após o treino. Não tome grandes quantidades de água de uma só vez, tome pequenas quantidades durante o dia todo, mantenha a água sempre ao alcance.

4 – Abusar do Dia do Lixo
Se manter em dieta todo o tempo as vezes faz mal para o nosso psicológico, por isso temos o dia do lixo, apenas um dia para fugirmos um pouco da dieta e aproveitarmos o que tem de melhor para comer. Só que algumas pessoas exageram neste dia, e/ou fazem péssimas escolhas de alimentos.
Apesar de ser o dia do lixo, você deve sempre manter a ingestão de proteína. Se for comer porcaria, escolha uma que tenha bastante proteína pelo menos.(Churrascaria por exemplo). Evite alimentos extremamente açucarados, estes só farão você ganhar gordura, sem o custo x benefício desejado.

5 – Refeições Infrequêntes
É importante manter o corpo SEMPRE abastecido, independente do seu objetivo. Nunca sinta fome. Sentir fome é sinônimo de perda de massa muscular. A pratica de comer poucas vezes no dia, além de gerar catabolismo gera um aumento de gordura corporal, seu corpo sente-se ameaçado por estes períodos sem comer e começa estocar energia para futuras emergências.

Conclusão
Poderíamos falar 1000 motivos que podem arruinar a sua dieta, mas estes geralmente são os mais comuns. Fique atento a eles e tenha muito mais resultados!

DICA: Procure sempre um nutricionista esportivo para acertar sua dieta ao seu treinamento!

“No Pain, No Gain” ou seja Sem Dor, Sem Ganhos!

Eduque-se


Já leu o termo “No Pain, No Gain”(Sem Dor, Sem Ganhos) ? 

Existe um com a mesma ou maior importância: “No Brain, No Gain”(Sem Cérebro, Sem Ganhos). 

Não é só sofrimento na academia que pode trazer ganhos, conhecimento e experiência também. 

Procure sempre buscar novas informações sobre treinamento, dieta e suplementação, isto o manterá motivado a tentar sempre coisas novas na academia e ficar ciente do que é certo ou errado.

Bateu aquela dúdida, curiosidade o profissional de educação física está ali para servir, aproveite!!!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Como escolher uma academia de musculação?

Como escolher uma academia de musculação?



Muitas pessoas pedem indicação de qual academia acho legal, qual tem melhor custo beneficio e assim por diante. Você mesmo deve fazer uma auto critica de qual é melhor ou não, levando em consideração alguns itens que listarei a seguir.

  • Prefira uma academia próxima a sua casa ou local de trabalho para não ser vencido pela preguiça e assim faltar em aulas que já estejam pagas (geralmente este dinheiro não é devolvido);

  • Não se impressione com a sofisticação do local, os estabelecimentos mais simples também podem possuir excelentes profissionais;

  • Certifique-se da existência de um departamento de avaliação física (serviço cobrado à parte) e também da variedade de horários, modalidades e níveis técnicos, para assim, casar sua disponibilidade e preparo físico;

  • Fique atento à ventilação do espaço físico e à higiene do local, principalmente os banheiros;

  • Especule se os professores são capacitados e atualizados em tudo o que acontece no campo de ginástica. Para isso visite outras academias, assistindo aulas e perguntando para conhecidos que já utilizam os serviços;

  • Peça para fazer uma aula teste. (NEM TODAS DEIXAM)

    Sendo assim faça uma analise de qual se adequa melhor com você e exercíte-se.


    Obrigado pela visita,
    Gabriel.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ALIMENTAÇÃO PÓS FESTAS

 Olá pessoal tudo bem?

É comum nessa época do ano as pessoas exagerarem na ceia de Natal e na virada do ano. Sabemos que resistir ao belíssimo peru e as taças de espumante, é bem difícil. A preocupação com a dieta e os efeitos do exagero logo aparecem. Mas será que temos como diminuir esses prejuízos causados pelo desequílibrio na alimentação após as festas?

A mesa da ceia muito bem servida e com fartura todos gostamos de ver, mas existem alí vilões como o sal, a gordura, principalmente a saturada, e o açúcar, que no dia seguinte já demostram os seus efeitos danosos. É comum acordarmos com cansaço, desconforto abdominal e gases. Para aqueles que passaram das duas taças de espumante os efeitos ainda podem ser maiores, como dores de cabeça e inchaço.

Esses efeitos para quem passou do ponto, são produzidos pelo acúmuo de toxinas, substâncias que atrapalham o bom funcionamento do nosso organismo. Então, o melhor a ser feito é caprichar na alimentação pós período de festas para eliminar essas substâncias e previnir o temido ganho de peso.

Na semana seguinte as festas, de preferência a chás e sucos para ajudar a eliminar essas  toxinas. As carnes brancas como peixe e frango, de preferência grelhados são ótimas opções de proteína magra. Invista também nas verduras, nos legumes e nas frutas, como já sabemos, esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos (nutrientes com propriedades específicas) que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo.

Mantenha-se longe de frituras, carne vermelha, leite e derivados e o glúten pelo menos por um dia. Esses alimentos são capazes de aumentar o acúmulo de toxinas e os efeitos que elas produzem no seu corpo.

Além dessa alimentação mais balanceada e rica em nutrientes, algumas atitudes podem potencializar a eliminação dessas toxinas, confira:

* Consuma mais água. Além dos chás e sucos já sugeridos, tente manter a ingestão de água em no mínimo, 1,5 litros durante todo o dia. Uma dica importante é carregar na sua bolsa uma garrafinha térmica para que você água sempre a mão, assim você ajuda o seu corpo a eliminar essas substâncias mais rápido, além de manter o seu organismo bem hidratado;

* Invista nos sucos com folhas. Uma ótima opção são os sucos com couve, folha rica em clorofila, substância que ajuda o fígado no processo de desintoxicação, ou seja, manda aquela toxinas acumuladas embora.
* Corte refrigerante e as bebidas alcóolicas. Essas bebibdas contém corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do seu organismo, mesmo as diets, lights , etc.

* Deixe o café para três dias depois da ceia. A cafeína prejudica o processo de desintoxicação. E pode diminuir o sono, contribuindo para o aumento de toxinas no seus organismo.

Essas são atitudes fáceis de tomar para manter o seu corpo mais equilibrado, sendo mais fácil voltar para a sua dieta, não correndo o risco assim de abandoná-la após o período de festas. Com essas simples atitudes o seu corpo já mostra os resultados na pele, no pique e no peso. Assim, você não irá correr o risco de começar um novo ano em briga com a balança. Mas, se você exagerou e os efeitos indesejados são maiores, procure um NUTRICIONISTA, para um acompanhamento individual e especializado.

Dica:
PROCURE SEMPRE AUXÍLIO DE PESSOAS ESPECIALIZADAS, FIQUE LIGADO E NÃO FAÇA AS COISAS SOZINHOS OU POR "PROFISSIONAIS" DESABILITADOS! FICA A DICA!

SUCESSO E BOM ANO NOVO A TODOS!

domingo, 26 de dezembro de 2010

7 dicas para emagrecer!

1- Não fique ensaiando uma decisão. É normal imaginar o que se pode perder ao fazer uma escolha. Essa preocupação não pode minar sua força de vontade. Depois de colocar a decisão em prática, percebe-se que os aspectos negativos foram bem menores que os imaginados. Exemplo: algumas pessoas desistem de praticar exercícios porque acham que será muito difícil levantar um pouco mais cedo. Na verdade, ao ultrapassar essa barreira verificam que os benefícios compensam o sacrifício.

2- Foque na conquista. Ao mudar hábitos, pense no quanto você vai ganhar com isso, ao invés de pensar no que vai perder. Ao adotar hábitos saudáveis de alimentação, não se apavore imaginando como viver sem pastéis, batatas fritas ou brigadeiros. Pense que você terá uma pele mais saudável, mais disposição física, mais auto-estima e mais confiança.

3- Não seja radical. Se numa festa você exagerou no bolo, ou se deixou de se exercitar numa semana atípica, recupere-se rapidamente. Não é possível banir um grupo alimentar ou um alimento por muito tempo. O segredo não é a privação, mas saber escolher o tipo de proteína, carboidrato ou gordura que faz você perder peso sem passar fome. Exemplo: uma fatia de pão integral e uma fatia de pão branco possuem praticamente a mesma quantidade de calorias. Entretanto, o pão integral tem carboidratos complexos, que são digeridos mais lentamente, ajudando a manter a saciedade por mais tempo.

4- Controle suas emoções. Quando alguma esfera da vida não está bem, procure encontrar uma solução satisfatória. Nos momentos difíceis é comum modificar rotinas saudáveis como forma de atenuar o estresse. Tenha calma nessa hora, pois é preciso estar bem emocionalmente para conseguir mudar alguma coisa para melhor.

5- Não ceda à pressão social. Só tente uma transformação do seu corpo se realmente desejar ou por recomendação médica. Mudar para agradar os outros quase sempre resulta em fracasso. Não se desvie dos seus objetivos, por mais que pareçam difíceis. Algumas pessoas podem tentar persuadir você a cometer deslizes, que somados poderão comprometer os seus esforços.

6- Comemore cada bom resultado. Se você emagreceu um quilo em um período, mas gostaria de ter emagrecido mais, não desanime e comemore. Afinal, para eliminar dois quilos, é necessário primeiro perder um quilo. O passo seguinte deverá ser de dedicação, pois seu objetivo estará mais próximo.

7- Altere suas opções. Quando os resultados não forem os desejados, algumas mudanças de rota podem fazer a diferença. Se o programa alimentar ou os exercícios físicos escolhidos não se adaptarem ao seu estilo de vida, escolha outros, e não desista.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TREINAMENTO SUPENSO ATIVO FITNESS

OLÁ PESSOAL TUDO BEM ?
VOCÊ CONHEÇE O TREINAMENTO SUSPENSO?

Pois bem,  essa modalidade nasceu durante as missões da Marinha dos Estados Unidos, em locais onde os soldados não dispunham de máquinas para fazer exercícios. Assim, eles amarravam as cordas dos paraquedas nas ferragens dos navios e faziam movimentos utilizando o peso e a inclinação do corpo para manter o condicionamento físico. As adaptações do equipamento foram feitas pelo militar Randy Hetrick. Para o mundo, a nova modalidade foi apresentada no IDEA World Fitness Conference 2004.

LEVE, DIFERENTE, FÁCIL TRANSPORTE, AJUDA MANTER SEU TREINO EM DIA, AGORA NÃO VAI DIZER QUE NÃO TREINOU PORQUE FOI VIAJAR!!! RS...

Modelo do produto Ativo Fitness.


Interessados em adquirir o produto entrar em contato pelo email ou link: 
ativo.fitness@hotmail.com
link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-166901512-treinamento-suspenso-ativo-fitness-_JM

Conheça nossos produtos:
http://eshops.mercadolivre.com.br/ativo.fitness/

 Obrigado pela visita no blog!


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Frases para refletir, na sua vida pessoal e profissional, vale a pena!

 Porque não seguir?
"A disciplina é a parte mais importante do sucesso. "

Cuidado, isso pode te atrapalhar e muito!
O ciúme é o meio-termo entre o amor e o ódio. (Commerson)

Fique atento ao seu redor! 
"O sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão."

Só depende de você, arriste, vale a pena!
"O sucesso nunca é garantido, mas o fracasso nunca é definitivo." 

Nada é por acaso.
"Algumas pessoas sonham com o sucesso, enquanto outras se levantam e trabalham duro para isso."  

Cuide-se
"O corpo, se for bem tratado, dura uma vida inteira. "  N. Clarasó 

"A confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio."
( Carlos Drummond de Andrade ) 


 

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Benefícios físicos da corrida.


Antes de começar correr é fundamental fazer um check-up médico preventivo, 
 
preferencialmente com um profissional da área esportiva, lembrando que as reavaliações são 
 
de extrema importância para adequação de sua evolução. 

Com os resultados em mãos e o sinal verde do médico para a prática esportiva, procure um 
 
bom profissional de educação física para preparar treinamentos adequados, acompanhar a 
 
sua evolução e fazer ajustes técnicos sempre que necessário.
 
 
Alguns benefícios da corrida:
 
- Seus batimentos cardíacos ficam mais lentos e fortes

- A pressão arterial tende a entrar em um processo de estabilização saudável

- O tecido adiposo diminui

- A corrida diminui as taxas sanguíneas de mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol (HDL)

- Fortalece ossos prevenindo osteoporose

Porque correr?

O seu corpo agradece

Quem começa correr descobre cedo os prazeres de praticar o esporte. As rápidas mudanças no corpo e na mente provocadas pela corrida logo o transformarão em um praticante fiel.

A atividade física ativa a liberação de hormônios bons para o organismo, como endorfina, serotonina e dopamina, que atuam diretamente no controle da tensão e ansiedade, aumentando também a autoconfiança.

Os corredores conhecem bem a satisfação e a sensação de bem-estar que traz um treino bem cumprido ou cruzar a linha de chegada de uma prova.  Você só tem a ganhar.

domingo, 28 de novembro de 2010

Caminhar 10 km por semana ajuda a preservar o cérebro na velhice.

Caminhar por pelo menos 10 km por semana pode ser uma das coisas que as pessoas podem fazer para impedir o encolhimento do cérebro e combater a demência, disseram pesquisadores dos EUA. O estudo fui publicado na revista "Neurology" na quarta-feira (13).

A pesquisa analisou cerca de 300 pessoas em Pittsburgh, que registraram quanto caminharam a cada semana, e mostrou que aqueles que andavam pelo menos 10 km tinham redução cerebral relacionada à idade menor que a das pessoas que caminhavam menos.

"O cérebro encolhe na fase mais avançada da idade adulta, o que pode causar problemas de memória. Nossos resultados devem incentivar experimentos que verificam se o exercício físico em idosos é uma abordagem promissora para prevenir a demência e o Alzheimer", disse Kirk Erickson, da Universidade de Pittsburgh.

A equipe de Erickson realizou a pesquisa para averiguar se as pessoas que andam muito poderiam estar mais preparadas para combater as doenças da idade.

Eles analisaram 299 voluntários que começaram o estudo livres de demência, e que registraram seus hábitos de caminhadas.

Nove anos depois, os cientistas fizeram varreduras nos cérebros para medir o volume dos órgãos. Após quatro anos, eles realizaram testes para ver se algum participante sofreu prejuízo cognitivo ou demência.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que caminhavam cerca de dez quilômetros por semana tinham metade do risco de desenvolver problemas de memória em comparação aos demais.

Eles disseram que mais estudos precisam ser realizados sobre os efeitos do exercício e a demência, mas na ausência de tratamentos eficazes para o Alzheimer, a caminhada pode ser uma alternativa.

Nenhuma droga atual pode alterar a progressão da doença de Alzheimer, que afeta mais de 26 milhões de pessoas no mundo.

sábado, 27 de novembro de 2010

O que acharam ? Deixem comentarios pessoal.


Não espere...

13 CONSELHOS PARA A VIDA (REFLEXÃO)

Hoje estou querendo tocar um pouco mais a todos, fazer com que pensem mais na vida e nas consequencias dos seus atos. Fica a dica.

http://www.youtube.com/watch?v=3jIJgCo8AHs&feature=related

Aquecimento e alongamento ativo básico

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje estou aqui para cobrar de todos o aquecimento e o alongamento, que fazem parte da nossa seção de treimaneto, lembre-se, varia de pessoa a pessoa, respeitando a individualidade, porém fica aqui as dicas básicas para dar no mínimo sustentação a todos que não tem auxilio nenhum as veses.
Aquecimento de no mínimo 10 minutinhos da parte principal do seu treinamento ou corrida ou seja ela qual for sua atividade, e alongar após a atividade física. Oideal é manter o alongamento entre 20 a 30 segundos cada lago.
No quadro abaixo uns alongamentos ativo básicos, espero ajudar.

Grande abraço a todos.
Gabriel Baú.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Para os treinadores personalizados, quem procura seu serviço, e porque?

Hoje o PERSONAL TRAINER não devem ser só treinadores e sim vendedores de serviços.
A qualidade dos serviços sem duvida nenhuma devem ser acompanhados a outros fatores, e quais são ele?

Pense nisso:

Quem compra seu serviço, porque?
Seu perfil profissional /pessoal é aquilo que você vende?
Tem uma identidade visual?
Como você divulga seu serviço?
Tem aluno ou cliente?

Percebem que um fator puxa o outro, que tudo depende somente de nós mesmos, ou seja, uma boa aparencia, sempre mantendo higiene pessoal, bom relacionamento com as pessoas que são possiveis clientes, e todos seus atos geram consequencias, a forma de comunicação, postura tudo afeta um processo de venda.

Pensem nisso, o cliente mereçe e procura um bom atendimento, relacionamento, e isso é um diferencial, coisa que não vemos hoje em dia e não precisava nem estar aqui falando.

Vou começar falar mais de gestão aqui no blog, acompanhem!

Grande abraço a todos.
Gabriel.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

RELATO DE CIRCUITO DIA 2

10 MINUTOS DE AQUECIMENTO NA ESTEIRA SENDO ANDA 2' CORRE 2' 10 A 15 REPETIÇÕES - AGACHAMENTO COM RESISTÊNCIA (hubber band)
10 A 15 REPETIÇÕES - AVANÇO ALTERNANDO COM ELEVAÇÃO FRONTAL UNILATERAL
30 REPETIÇÕES - ABDOMINAL CANIVETE
5' DE ESTEIRA PAUSA ATIVA
10 A 15 REPETIÇÕES - AGACHAMENTO COM RESISTÊNCIA (hubber band)
10 A 15 REPETIÇÕES - AVANÇO ALTERNANDO COM ELEVAÇÃO FRONTAL UNILATERAL
30 REPETIÇÕES - ABDOMINAL CANIVETE
10 MINUTOS DE VOLTA CALMA NA ESTEIRA.
ALONGAMENTO PÓS TREINO.

OBS: PASSAR DUAS VESES PELO CIRCUITO EM VERMELHO E FINALIZAR COM 10 MINUTOS DE AEROBIO PARA VOLTAR OS NIVEIS DE FREQUENCIA CARDIACA PRÓXIMOS AO DE REPOUSO.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

RELATO DE CIRCUITO DIA 1

OLÁ PESSOAL, VOU RELATAR O CIRCUITO DIVIDIDO EM A /B  NESTE POST SOMENTE O CIRCUITO A, AMANHÃ POSTO O B, ESPERO QUE GOSTEM.

OBJETIVO DESTE CIRCUITO É MAIOR GASTO ENERGÉTICO NA SEÇÃO DE TREINAMENTO
.

10 MINUTOS DE AQUECIMENTO NA ESTEIRA SENDO ANDA 2' CORRE 2'
10 A 15 REPETIÇÕES - FLEXÃO DE BRAÇO
10 A 15 REPETIÇÕES - REMADAS FECHADA NO TRX
2' DE CORRIDA NA ESTEIRA
10 A 15 REPETIÇÕES - FLEXÃO DE BRAÇO
10 A 15REPETIÇÕES - REMADA FECHADA NO TRX
2' DE CORRIDA NA ESTEIRA
10 A 15 REPETIÇÕES - ROSCA DIRETA BARRA RETA
10 A 15 REPETIÇÕES - TRICEPS TESTA
2' DE CORRIDA NA ESTEIRA
10 A 15 REPETIÇÕES - ROSCA DIRETA BARRA RETA
10 A 15 REPETIÇÕES - TRICEPS TESTA 
10 MINUTOS DE VOLTA CALMA NA ESTEIRA.
ALONGAMENTO PÓS TREINO.

PARA MELHOR RESULTADO O LEGAL É CONTROLAR A FC (FREQUENCIA CARDIACA) POR UM FREQUENCIMETRO ex:POLAR, E MANTER A ZONA ALVO DE TREINAMENTO ENTRE 65% A 75% DA FC máx. 

Nos próximos post eu vou ensinar como calcular essa frequencia cardiaca.
Obrigado pessoal, bons treinos.
GABRIEL.

Comparação %gordura com IMC.

sábado, 9 de outubro de 2010

Demorou 9 meses para nascer e quer ficar sarado em 1 mes como?

“Não adianta realizar treinos muito fortes logo no começo. As chances de lesões são muito grandes. O ideal é treinar de forma gradual, inclusive é para isso que serve a adaptação”

Seja prudente, você não fica sarado da noite para o dia, pode treinar 3 horas por dia (não aconselhavel) sendo que o dia tem 24 horas e as outras 21horas o que você faz para que isso seja favoravel neste processo?

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O que vc fez por você hoje?



Você anda com sono atrasado?

Está sempre correndo, comendo naquela padaria da esquina, aquele salgado gigante muito gorduroso?

Ficou nervoso pois não achou vaga para estacionar o carro no centro, ou ficou nervoso pelo menos uma vez no dia?

Está na hora de você decidir o que quer para sua vida, essa loucura, alimentando-se inadequadamente, passando nervos sempre por pequenas coisas que podem muito bem serem trocadas pelas mais simples da vida e de maneira mais saudavel!

Você é consequencia dos seus atos, come ruim, saude e fisico debilitado e sem nenhuma atividade física regular que ficar bem como?

Depois vem me dizer que quer tomar anabolizantes, remédios para emagrecer, fazer a tal DIETA DA SOPA, DA LUA... ah paro né gente!!!

Vamos toma uma iniciativa e não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje!

Vamos viver!
Procure seu equilíbrio, exercite-se.

domingo, 3 de outubro de 2010

10 MANEIRAS PARA MORRER LOGO


1. Recuse todos os convites para praticar qualquer atividade física… cansa muito!!!
2. Renuncie a qualquer exercício no final de semana… o melhor é ficar em casa vendo TV, comer de tudo, dormir muito e descansar!!!
3. Nunca ande a pé, mesmo que sejam distâncias curtas, afinal, pra que serve o carro?
4. Sempre que puder, fique sem fazer movimento nenhum… Assim você não gasta energia!
5. Quando tirar férias, passe o dia deitado, sentado, parado, afinal… Ninguém é de ferro!
6. Jamais suba ou desça uma escada… Afinal por que inventaram elevador?
7. Coma bastante, bem mais do que você precisa, assim estará garantindo que de fome você não morre!
8. Aproveite todas as delícias da vida. Ingira muito álcool e fume bastante… é elegante!!!
9. Se algum amigo convidá-lo para jogar bola, correr, jogar tênis, caminhar ou qualquer tipo de exercício, fuja dele… Escolha melhor suas amizades!
10. Se alguém convencê-lo a fazer alguma atividade física, cuidado… Não deixe que isso se transforme num hábito!

FAÇA TUDO ISSO E… DESCANSE EM PAZ

sábado, 2 de outubro de 2010

Vamos treinar?



HIPERTROFIA - EMAGRECIMENTO - CONDICIONAMENTO - CASOS ESPECIAIS - CONSULTORIA

E-MAIL:  baugabriel@hotmail.com
TEL: (43) 9177 6678

A escolha é sua!

Uma escolha de vida, certo? Errado? Só você pode escolher o caminho!
Cuide-se!

Volume x intensidade



Este princípio aborda os diferentes tipos de sobrecargas, ou seja, quando há um aumento no volume de treino ou quando o aumento se dá na intensidade o treinamento.
Tubino (1984) cita que os estudos de Kashlakov (1970) constataram que os êxitos de treinamento estão sempre referenciados a uma grande quantidade (volume) e uma alta qualificação (intensidade) no trabalho, e que a predominância de uma dessas variáveis em relação a outra dependerá diretamente da fase de treinamento desenvolvida, seguindo ainda uma orientação de interdependência entre si. “Isto quer dizer que, dependendo de uma série de fatores e variáveis intervenientes, qualquer ação de incremento do volume provocará modificações na estimulação da intensidade, sendo que a recíproca será sempre verdadeira”, declara Tubino.

Na periodização de um treinamento, a ênfase no volume (quantidade) da carga de trabalho desempenha uma função de base para aquisição de futuros resultados, por outro lado, o incremento na intensidade (qualidade) assume como propósito alcançar o “peak” (ápice do condicionamento físico).

INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA, O QUE É ISSO?

Onde se baseia o principio das diferenças individuais, ou seja, somos resultado da associação do genótipo - nossa carga genética, adquirida de nossos ancestrais, principalmente dos pais - com o fenótipo - as influências que o meio-ambiente exerce sobre nós.
 
Segundo Dantas (1985), “pode-se dizer que os potenciais são determinados geneticamente, e as capacidades ou habilidades expressas são decorrentes do fenótipo”. Assim, respeitando este principio estaremos respeitando as possíveis limitações oferecidas por esse indivíduo oportunizando uma melhor adaptação sua à esse tipo de atividade.
 
Segundo Dantas (1985,24), o princípio da adaptação no treinamento tem por objetivo “quebrar”, através de stresses físicos, a homeostase do organismo (estado de equilíbrio instável mantido entre os sistemas constitutivos do organismo vivo, e o existente entre este e o meio ambiente), desencadeando um processo denominado de Síndrome de Adaptação Geral (SAG). Os agentes estressantes (esforços físicos) desencadeiam a SAG em três etapas: fase de excitação, fase de resistência (que provoca adaptações ao organismo), e fase de exaustão (que provoca danos ao organismo). A periodização tem por objetivo desencadear essa SAG até a sua segunda etapa, evitando os processos de “over training”, ou seja, os excessos do treinamento.
 
Pensando assim, seja na aula de ginastica, musculação, ou treino generalizado, todos somos diferentes e precisamos de atenção especial, quando não tem um personal trainer, cobre de você mesmo, do seu "professor" instrutor o porque da atividade quais benefícios ou possiveis malefícios, FIQUE LIGADO!

sábado, 25 de setembro de 2010

DIFERENCIAIS AO CONTRATAR UM PERSONAL TRAINER.

Os principais diferenciais na contratação desse profissional são:

a) O atendimento e acompanhamento individualizado.
b) Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios.
c) Possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios.
d) Comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas.
e) Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do Cliente.
f) Elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica.
g) Maior motivação causada pela presença do Personal para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se.

Anime-se!

Procure um professor com qualificação, competência e terá resultados reais!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Corrida sem orientação profissional, riscos.

Sabemos que a corrida de rua está entre as modalidades esportivas que mais cresce no mundo, porém um dado alarmante merece destaque, 60% ainda correm sem orientação técnica. Muitos acreditam não necessitarem dessa orientação, basta ter um par de tênis apropriado e um bom local para literalmente saírem correndo. A corrida é muito sedutora, emagrece, condiciona e favorece a integração. As pessoas ficam tão motivadas quando começam a correr que acabam querendo pular de uma distância para outra maior.Mas é um exercício de impacto e, como todo esporte, exige um tempo para evoluir e de capacidade técnica para tal.
Passado o momento da euforia pela corrida, começam a aparecer os problemas : redução do desempenho, seguido de alterações como insônia, cansaço, dores musculares, irritação, ansiedade, agressividade, cefaléia,  problemas articulares e finalmente a desmotivação.
Cada organismo reage e adapta-se de maneira diferente ao exercício, e o seu colega de treino não pode servir de referência, pois quem deverá ditar o ritmo, volume e intensidade é o profissional qualificado após uma avaliação detalhada.
Não  basta o atleta entender do assunto, tem que ter alguém de fora para observar os erros que comete, frear-lo nos excessos, pois, não percebe que está indo além dos limites ou cometendo erros tais como, biomecânica inadequada, excesso ou falta de algum exercício de fortalecimento.
A maioria das atividades sem um acompanhamento profissional está fadada ao insucesso, como diz o velho ditado, o barato sai caro. O corredor não quer pagar um profissional para economizar, mas, no futuro ele irá gastar muito mais se tratando de alguma lesão.

Treinamento em Circuito - emagrecimento e condicionamento


O treinamento em circuito vem sendo aplicado como uma forma de exercícios para melhoria da aptidão física geral. Estarei escrevendo alguns posts para esclarecer algumas um pouco mais sobre este assunto. O treinamento em circuito é um método de treinamento que foi originalmente proposto para o desenvolvimento da resistência em atletas, mas se adaptado pode ser utilizado para melhorar a aptidão cardiorrespiratória em indivíduos não-atletas. Gettman et al (1978) e Wilmore et al (1978) encontraram aumentos significantes no VO2max após um periodo de 20 semanas de treinamento, portanto este método mostrou-se eficiente para melhoria da resistência cardiorrespiratória. Outros autores avaliaram as respostas fisiológicas agudas durante uma sessão de treinamento em circuito (Beckhan et al, 2000; Phillips et al, 2003 e Halton et al 1999).
A proposta para estruturação da sessão de treinamento é utilizar exercícios resistidos (aparelhos de musculação), onde a seleção dos exercícios segue uma alternância entre os segmentos corporais / grupamentos musculares (Ex: anterior coxa, peitoral, abdome, posterior da coxa, costas, etc). Como componentes da carga de treinamento, recomenda-se 10 a 20 repetiçoes e pausas curtas (15 a 60 segundos). Com a proliferação da prática da atividade física para o Fitness e Wellness, algumas novas propostas foram surgindo, exercícios resistidos com pesos livres e combinação de exercícios resistidos com exercícios gerais (Ex: corrida, bicicleta ergométrica).
Pensando em acelerar resultados para melhoria da aptidão cardiorrespiratória assim como para redução de peso, são mais eficientes os exercícios aeróbios intensos pois promovem um maior gasto energético por unidade de tempo em sua realização. Dentro deste contexto, realizamos um estudo comparando duas formas de treinamento em circuito, uma utilizando somente exercícios resistidos com a combinação entre exercícios resistidos e corrida em esteira.
O treinamento em circuito combinando o exercício resistido com a corrida em esteira causou um impacto sobre a intensidade, podendo ser classificada como vigorosa e moderada para homens e mulheres respectivamente. quanto mais intenso o exercícios maior o gasto energético. As mulheres apresentaram um gasto energético de152 kcal para o citcuito com exercício resistido e 188kcal para  o circuito combinado para uma sessão de 30 minutos. Os homens apresentaram 220 kcal contra 249 kcal. Portanto pode ser uma atividade interessante para perda de peso e melhoria da aptidão cardiorrespiratória.


BECKHAM, S. G. & EARNEST, C. P. Metabolic cost of free weight circuit weight training. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. 40: 118-25, 2000.

GETTMAN, LARRY R., JOHN J. AYRES, MICHEL L., POLLOCK, M.L. & JACKSON, A. The effect of circuit weight training on strength cardiorespiratory funetton, and body composition of adult men. Medicine and Science in Sport and Exercise. 10(3): 171-176, 1978.

HALTON, R.W.; KRAEMER, R.R.; SLOAN, R.A.; HEBERT, E.P.; FRANK, K. & TRYNIECKI, J.L. Circuit weight training and its effects on excess postexercise oxygen consumption. Medicine and Science in Sports and Exercise. 31(11): 1613-1618, 1999.

PHILLIPS, W.T. & ZIURAITIS, J.R. Energy cost of the ACSM single-set resistance training protocol. Journal of Strength and Conditioning Research. 17(2): 350-355, 2003. 

WILMORE, J.H.; PARR, R.B.; WARD, P.; VODAK, P.; BARSTOW, T.J.; PIPES, T.V.; GRIMDITCH, G. & LESLIE, P. Energy cost circuit weight training. Medicine and Science in Sport and Exercise, 10(2): 75-78, 1978.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Emagreça já

Não adianta ficar 3horas na academia, ou ficar sem comer dias, sendo que final de semana vc vai come tudo que não comeu na semana, bebe todas e pra que tanto esforço em vão, até prejudicando a sua saúde.

É muito simples, siga uma dieta equilibrada (um nutricionista especifico que entenda de nutrição esportiva) pois somos diferentes, então a dieta também será.

Associando a dieta com exercícios físicos moderados (acompanhado por um PROFISSIONAL) que importe com seus resultados, descrevendo passo a passo, mostrando resultados reais, vc já tem um ótimo passo na frente das outras pessoas.

E o mais importante: ACREDITE EM VOCÊ, POIS VOCÊ É AQUILO QUE ACREDITA SER, VIVA SUA VIDA COM SAÚDE, SEJA MAIS TRANQUILO, RESPEITE AS PESSOAS E A SI MESMO.

Tem algum milagre nisso?
A fórmula milagrosa está em você mesmo, basta acreditar!

projeto verão saude pra vida toda, e não só pra 2011 ok?

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

13 Exercícios de Circuit Training: Workout Básico

Aqui estão 13 tipos de exercícios de circuito básico com rotina de treinamento voltado para iniciantes:

Descrições dos exercícios:
Workout Básico 1: Agachamento
Fique em pé com uma distância entre as pernas cerca de duas vezes a largura do ombro com as mãos nos quadris. Dobre os joelhos mantendo as costas retas, até que as suas coxas estejam quase na horizontal, em seguida levante o corpo para posição inicial. Agachamento pode ser feito lde forma lenta até que se acostume com o movimento.


Workout Básico 2: Squat thrusts
Iniciar-se em uma posição de flexão, deitado no chão de barriga para baixo sustentando o corpo com as mãos mantendo os braços estirados, então salta os pés para frente, ficando em uma posição quase de cócoras e em seguida  volta-se para a posição inicial. Pode-se trazer as duas pernas para frente juntas ou uma de cada vez.


Workout Básico 3: Flexão
Comece em uma posição horizontal, sustentando o corpo com os braços e dedos dos pés, mantendo os joelhos fora do chão, mantenha os braços abertos na mesma largura dos ombros e os dedos apontados para a frente. Então abaixe o corpo até que quase chegue ao chão, e então levante o corpo novamente mantendo-se na posição horizontal. Variações: pode-se sustentar a parte inferior do corpo com os joelhos no chão, até adquirir mais força na parte superior do corpo. Também pode-se sustentar a parte de cima do corpo com os punhos fechado  ou com as pontas do dedo. Veja as Push Up página para mais instruções detalhadas.


Workout Básico 4: Polichinelo
Feito dando um pulo abrindo as pernas lateralmente e levantando os braços sobre a cabeça até que as mãos se toquem, em seguida, regressar à posição com os pés juntos e os braços abaixados.


Workout Básico 5: Burpees
Este exercício consiste em squat thrust seguido por polichinelo. Faça o squat thrust descrevido acima antes de voltar a posição inicial levante o corpo na vertical e faça um polichinelo, depois volte a posição inicial de squat thrust.


Workout Básico 6: Abdominal
Existem muitas variações de abdominal. Se você está sozinho é mais fácil praticar crunches. Se tiver um parceiro a abdominal pode ser feita com o seu parceiro segurando o seu tornozelo para o apoio. Outra variação é estender a perna para cima na vertical apoiando-se com a mão trás da cabeça segurando o tornozelo do parceiro. Ao descer a perna tente não tocar o chão, deixando um espaço de alguns centímetros.


Workout Básico 7: Pulo com corda
Pule a corda com os dois pés juntos para praticar um exercício vigoroso.


Workout Básico 8: Step ups
Simplesmente dê passos alternados sem andar  em um batente ou degrau.


Workout Básico 9: Correr
Corra ao redor de uma quadra com passos bem rápidos e velozes. Se você estiver praticando em casa não precisa fazer este exercício pois fica mais difícil.


Workout Básico 10: Dips
Este exercício pode ser feito usando um banco ou cadeira. Mantenha-se de costa ao banco e coloque as mão na beira do banco, então deslize-se para frente, matendo seu corpo apoiado pelos braços. Então abaixe o corpo e depois levante de volta. Você pode começar com pequenos movimentos, em seguida, à medida que começar a melhorar pode baixar-se tanto quanto possível.


Workout Básico 11: Pulo duplo
Também é necessário usar um bom banco para este exercício, então não tente usar uma cadeira em casa. Basta ficar de pé e pular no banco com os dois pés ao mesmo tempo, em seguida pula-se para o lado para for a do banco repetindo a sequência.


Workout Básico 12: Corrida para trás, corrida lateral etc
Este exercício pode ser incorporado na sessão de aquecimento ou durante o intervalo entre outros exercícios. Basta correr para trás e em seguida na lateral, tendo cuidado para não cair. Depois pode-se alternar o execício levantando os joelhos alternativamente e também chutando o tornozelo para trás


Workout Básico 13: Passar a bola
Um exercício simples que melhora a flexibilidade e a tonifica a cintura. Fique de costas para seu parceiro e passe a bola para ele. Inicie no sentido horário, depois mude para sentido anti-horário. Alternativamente você pode estar de frente para seu parceiro e jogar a bola para ele. Se você praticar esse exercício duas vezes por semana sua resistência cardiovascular deve melhorar rapidamente. Lembre-se de aquecer e alongar o corpo antes e depois dos exercícios.

Circuit Training para condicionamento físico e emagrecimento

Treino em circuito (Circuit training) é uma excelente forma de melhorar seu condicionamento físico e melhorar também a sua resistência muscular podendo ser feito na academia ou em casa. Este tipo de exercício é super indicado para auxiliar no emagrecimento e condicionamento cardiovascular, sendo necessário ter muita resistência física. Desta forma iniciantes devem começar com exercícios leves e não exceder o limite físico, prestando atenção ao ritmo do corpo, aumentando o nível de exercício gradualmente. Tradicionalmente circuit training envolve uma série de exercícios aeróbicos e de resistência física realizada em uma quadra ou em uma sala de academia com normalmente em torno de 10 e 15 tipos de exercícios diferentes em áreas separadas em cada sessão de circuit training com duração de mais ou menos dois minutos em cada exercício, com uma sessão tendo uma duração média de uma hora. Circuit training proporciona uma boa base de exercícios trabalhando todo o corpo, e pode ser feito em ritmos diferentes, dependendo do condicionamento e nível de fitness dos participantes. Existem vários tipos de circuit training e cada academia pode ter um estilo diferente dependendo da preferência do treinador. Dependendo do tipo de treino, o exercício de corrida pode ser usado como aquecimento ou pode ser usado entre os intervalos dos exercícios. Uma boa classe de circuit training deve começar com um aquecimento de corrida seguido por uma sessão de alongamento para condicionar o corpo ao treinamento que será realizado. Algumas aulas de artes marcias incorporam circuit training como parte do treinamento de condicionamento físico. Circuit training é ideal para manter seu corpo em forma e pode ser praticado em casa sem a necessidade de nenhum equipamento de malhação. Com este tipo de treinamento físico você trabalha todo o corpo e se mantem ativo com um bom condicionamento aeróbico e vascular sendo assim bem eficiente para ajudar na perda de peso.

Vantagens

  • Excelente base de exercícios para condicionar e fortalecer o corpo
  • Fácil de trabalhar cada músculo em seu corpo
  • Pode ser adaptado para áreas de exercício de qualquer tamanho
  • Não necessita equipamentos caros de academia
  • Pode ser adaptado como treinamento em qualquer esporte
  • Pode ser incorporado como treinamento em levantamento de peso
  • Circuit training é uma forma excelente de ajudar a perda de gordura

Desvantagens

  • Como este exercício é voltado para a perda de gordura é mais útil para quem tem um corpo do tipo endomórfico ou mesomórfico.
  • Apesar da sua quantidade elevada de exercício, o volume de exercício individual para cada grupo muscular é pequeno, sendo pouco estimulante hipertrofico.

IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO NO TREINAMENTO

Olá, quem nunca ouviu dizer que não aguenta de tanta dor nas primeiras semanas quando retorna as atividades físicas em uma academia de musculação?

Pois é, quando o aluno retorna a uma academia (individuos treinados) voltam com todo "gás" querendo retomar a sua forma fisica em poucas semanas, perder aquelas gordurinhas em dias, como se fosse milagre!
Sendo assim mesmo sendo supervisionado por "PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" tomam a iniciativa de se auto prescreverem ou até mesmo não seguir a fixa de treino, executando exercícios de forma incorreta, não prestando atenção na biomecanica do movimento ( melhor execução do movimento ) muito menos na carga.
Geralmente a carga e o maior problema, pois estes "atletas de espelho" não entendem nada, e depois ficam se queixando de dores, ou a academia não presta ou é culpa do profissional, culpar o próximo é facil, dificil e assumir o erro!
Para diferentes estímulos musculares são esperadas diferentes respostas:
  • Repetições rápidas: o corpo recorre aos chamados fosfatos de alta energia (anaeróbia alática) que vem a ser a energia pronta no músculo para ser usada.
  • Repetições no dobro do tempo: o combustível teoricamente vem do metabolismo anaeróbio de glicídios possivelmente aumentando as concentrações de lactato e reduzindo o pH.
  • Repetições em tempos muito maiores: a via metabólica preferencial passa a ser a oxidativa.
O estímulo adequado no tempo certo é capaz de produzir respostas hormonais satisfatórias, especialmente no que diz respeito ao GH (hormônio de crescimento), insulina e testosterona, hormônios intimamente ligados à hipertrofia muscular. 

Por isso respeite as etapas, faça uma dieta adequada com ênfase para seu objetivo, o que serve pra vc, não serve pra mim e sucessivamente, treine corretamente, respeite as pausas entre as séries, respeite a carga e alem disso, respeite sua saúde.

Gabriel Baú.

sábado, 14 de agosto de 2010

Endorfina e exercício físico

O exercício físico libera, no cérebro, substâncias que proporcionam a sensação a que você se refere. São as endorfinas, neuromediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente liberador de endorfina, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.

Em outras palavras, a liberação de endorfina, somada à melhora da auto-estima proveniente da sensação de estar fazendo algo em benefício da própria saúde e bem-estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física.

Culto ao corpo perfeito

O que mais se fala é o corpo ideal usando falsas promeças, todos querem um corpo legal com saúde, e isso pode ser conseguido.
Praticando exercícios com acompanhamento de um profissional qualificado e controlando a alimentação pode-se alcançar os efeitos desejados. Os grandes problemas são o excesso e a impaciência, ou seja, muitos querem chegar ao “corpo perfeito” muito rápido.
Cada pessoa tem um ritmo e uma velocidade para atingir o desenvolvimento físico do corpo. Existem limitações físicas, fisiológicas e genéticas. Não adianta pensar que o que serviu para A servirá para B e vice-versa. O treino deve ser individualizado.
Quando se pensa primeiro na saúde e depois na estética, você acaba atingindo os dois objetivos, tem uma vida mais confortável e equilibrada e, em conseqüência, terá um corpo bonito.
Imitar alguém ou se basear em atletas profissionais não é recomentado. O treinamento para o esporte de competição, para o esporte de resultado nem sempre é sinônimo de saúde. Nem sempre atletas profissionais tem saúde, pelo contrário, muitas modalidades podem abreviar a vida do indivíduo.
ENTRETANTO, o problema não é pensar na estética ou buscar um corpo bonito, o problema é como atingi-los e em quanto tempo. Lembre-se, quando se fala em saúde, a pressa e o exagero são inimigos da perfeição, aliás... Nem sei se existe perfeição.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Musculação e 3º idade

Um estudo feito nos Estados Unidos, realizado com 97 pessoas acima de 60 anos, comprova que os idosos que se exercitam sentem menos dores e aumentam sua resistência. Agora que o IBGE divulgou que a nova expectativa de vida dos brasileiros passou dos 70 anos, um estudo norte americano influencia cada vez mais pessoas da terceira idade a fazer musculação. Que além de ser permitida, também pode ser benéfica para o individuo.
Isso tudo comprova que exercícios devem ser praticados diariamente, em todas as idades. Várias pesquisas são feitas e todos os resultados chegam à mesma conclusão.
Então você que é uma pessoa saudável e quer se manter assim pratique não só musculação, mais também algum esporte.

Efeitos de uma caminhada.

A caminhada é considerada um dos melhores tipos de exercícios físicos que existe, isso porque ela é simples e trabalha todos os músculos do corpo. Para combater o sedentarismo, melhorar o condicionamento e a saúde do corpo, os especialistas recomendam pelo menos uma hora de caminhada por dia.
Para caminhar você não precisa dispor de uma infra-estrutura especifica ou equipamentos, basta ter disposição para realizar essa atividade tão benéfica. A caminhada contribui para o relaxamento da mente, assim é possível deixar de lado o estresse do cotidiano.
Além de deixar o seu organismo saudável, o ato de caminhar todos os dias vai fortalecer os músculos, melhorar a freqüência cardíaca e a respiração. Para ter energia e praticar atividade, faça refeições ricas em nutrientes e beba bastante água para garantir a hidratação do corpo.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Estratégia para o emagracimento

Segundo estudos já publicados, os exercícios de resistência muscular combinados com o exercício aeróbio, pareceram alcançar os maiores resultados nos programas de perda de peso, por auxiliar no aumento da taxa metabólica de repouso, manter e/ou aumentar a massa muscular e otimizar os índices de mobilização e utilização de gordura durante o emagrecimento. O objetivo de emagrecimento parece ser alcançado com êxito em programas que incluem exercícios de resistência, exercícios aeróbios intermitentes e/ou contínuos que utilizem um alto fluxo de energia (70% do VO2 máx.). Este processo pareceu ser mais eficiente por proporcionar um maior gasto calórico total; não somente durante a realização do exercício, mas também por provocar um aumento no consumo de oxigênio pós-exercício, fazendo com que a gordura seja utilizada neste período.

Fonte: Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum., e-ISSN 1980-0037, impressa ISSN 1415-8426, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

domingo, 4 de julho de 2010

COMO EVITAR RISCOS INTERENTES À CORRIDA

 "Saiba como escapar de possíveis lesões.

1. Escolha um tênis com solado próprio para absorver impactos.
2. Realize alongamento antes e depois da ginástica. Isso deixará a articulação mais flexível e menos propensa a sofrer uma contusão.
3. Não tente ir além do seu limite. Músculos cansados aumentam o risco de machucar os joelhos.
4. Antes de começar a correr por conta própria, procure um especialista.
5. Ao primeiro sinal de dor, pare o exercício.
6. Pratique atividade física regularmente para manter os músculos fortes.
7. Se suas pernas forem tortas ou arqueadas, consulte um ortopedista.  Ao malhar, as chances de você vir a ter problemas são maiores.
8. Não aumente a carga no treino sem a orientação de um professor.  Muito peso sobrecarrega as articulações". 

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O que é treinamento funcional?

O functional trianing, ou treinamento funcional, é uma técnica de treinamento físico fulcrada no desenvolvimento de um sistema neuromuscular integrado, cujo objetivo principal é tornar o corpo humano uma máquina de locomoção mais eficiente.

Ainda no desconhecido do público no Brasil, sabe-se pouco acerca desta técnica de treinamento, bem como de seus benefícios, pontos que este artigo vem esclarecer.

A maior virtude do functional training é a notória percepção de como a máquina "corpo humano" funciona. Há muitos anos, mantém-se uma cultura de treinamento voltada ao ganho de massa, à hipertrofia, à queima de calorias e, quase sempre, o fator qualidade de movimento é negligenciado.

O functional training surge exatamente da necessidade de se suprir a carência existente na integração dos movimentos do corpo quando da realização de exercícios. Com base nisto, parte da premissa de que o corpo humano é uma máquina criada para trabalhar em constantes ciclos de estabilidade e/ou mobilidade, variando conforme a área do corpo trabalhada no momento.

Assim, os maiores responsáveis por todo o suporte dessa cadeia cíclica são os músculos da parede abdominal que se estendem posterior e conjuntamente com os músculos estabilizadores da coluna lombar, conectando as atividades dos membros superiores com as atividades dos membros inferiores.

Funcionalmente falando, nenhuma atividade seria realizada em nosso corpo, caso estes músculos estabilizadores não trabalhassem eficientemente para que os membros, tanto inferiores quanto superiores, pudessem executar suas funções.

Com essa noção, é possível notar que o desenvolvimento da estabilidade do tronco é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade física, desde as simples, como caminhar, correr, sentar, levantar, agachar, subir e descer escada, às complexas, como a prática de esportes recreativos e de alto rendimento.

Benefícios dos exercícios físicos regulares em hipertensos

Após algumas semanas de exercício físico ( EF ) regular , o hipertenso se beneficia dos efeitos agudo tardio e efeito crônico sobre a PA. Estima-se que este último diminua ao longo do tempo a PA sistólica em 4 a 9 de mmHg . Além disso , a prática regular de EF ajudará no combate de outros fatores de risco associados à hipertensão arterial : obesidade , altos níveis de açúcar (podendo chegar até o diabete melito ) ,  triglicerídeos e LDL-C  ( " colesterol ruim" ) elevados ou baixos níveis de HDL-C  ( " colesterol bom"  ) , as chamadas dislipidemias ( anormalidades do colesterol e frações). Outro ganho é a diminuição do nível de ansiedade e do nível de estresse , melhora da auto-estima e de sintomas de depressão.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Personal Trainer on Twitpic

Personal Trainer on Twitpic

Procure seu equilíbrio. Exerciti-se.

Quero dar boas vindas a todos.
A partir de agora postarei neste blog  informações e  esclarecimentos tentando ajudar um pouco a todos com dicas  voltadas `a saúde e  qualidade de vida.
Um grande abraço,
Gabriel Baú.