Torceu o tornozelo? Tendinite? Tomou uma pancada na panturrilha? Nesses e em outros tantos momentos vem a dúvida: Devo aplicar frio (Gelo) ou calor em minha lesão?
Para saber como agir é importante entender a reação que o calor e o frio produzem em nosso corpo.
O frio...abaixa o metabolismo e reduz a circulação do local, diminuindo a reação normal do corpo em tentar mandar mais sangue para o local da lesão na busca de “consertar” o que foi lesado. Por isso a importância de se aplicar o gelo de imediato, se possível dentro dos 5 primeiros minutos após a lesão, principalmente se o trauma ocorreu durante prática de atividade física intensa.
O calor...por outro lado, provoca a dilatação dos vasos podendo aumentar o inchaço ou o hematoma, caso alguns vasos sanguíneos se rompam. Por isso o calor é utilizado antes dos exercícios, na fase de reabilitação, para facilitar a circulação sanguínea e a flexibilidade muscular.
Para a maioria dos ferimentos sérios, o gelo controla a dor e a inflamação, mas há várias exceções. Confira abaixo algumas dicas:
Virilha, quadril e músculo posterior da coxa: gelo e, após dois dias, calor
Essas distensões são causadas pela ruptura das fibras musculares, e a resposta é uma inflamação imediata. O sangue pode estar jorrando nos tecidos e o gelo vai provocar a restrição dos vasos. O calor alivia o desconforto.
Joelho de corredor (condromalacia): gelo
Corra além de seu limite e a rótula do joelho vai ficar em atrito com o fêmur, provocando danos à cartilagem, inflamação e tendinite. Alivie a dor colocando gelo triturado.
Cãibra na panturrilha: gelo
O uso excessivo de panturrilha tensionada leva a contrações musculares. Embora a temperatura fria possa ser desconfortável no início, o gelo previne a dor. Com calor, os músculos ficariam doloridos.
Dor na canela: gelo
Ele controla a dor. A sugestão é congelar água num copo de papel, depois retirar o copo e usar o bloco de gelo como um massageador. Passe pela região até ela ficar dormente.
Fasciite plantar: calor
Muita corrida pode romper o tecido que liga o osso do calcanhar à ponta do pé, impedindo a circulação. Muitas aplicações de calor podem reverter o quadro.
Tendinite- de-aquiles: calor
O enrijecimento do tendão-de-aquiles é um passo antes da inflamação. O calor vai relaxar a área e promover a recuperação, ao aumentar o fluxo de sangue nos tecidos. Uma sugestão é colocar uma toalha úmida e quente no tendão.
Importante: Este artigo é meramente informativo e não deve ser considerado em detrimento a uma consulta médica, se você sofreu algum tipo de lesão não deixe de procurar um médico de sua confiança para realizar um diagnóstico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário