Segundo as estimativas, utilizando a metodologia da Carga Global da Doença, proposta pela Organização Mundial de Saúde, para o ano de 2020, a doença isquêmica do coração e a depressão serão as duas maiores causas não só de mortalidade mas, de incapacidade sobre a população em geral.
A depressão é caracterizada por tristeza, baixa da auto-estima, pessimismo, pensamentos negativos recorrentes, desesperança e desespero. Seus sintomas são, fadiga, irritabilidade, retraimento e ideação suicida.
O humor depressivo pode aparecer como uma resposta a situações reais, por meio de uma reação vivencial depressiva, quando diante de fatos desagradáveis, aborrecedores, frustrações e perdas.Trata-se, neste caso, de uma resposta a conflitos íntimos e determinados por fatores vivenciais. A depressão está associada a uma alta incapacidade e perda social. Muitos estudos apontam à possibilidade de pessoas fisicamente ativas, em qualquer idade, apresentarem uma melhor saúde mental do que sedentários. Entre as hipoteses que tentam explicar a ação dos exercícios sobre a ansiedade e depressão, uma das mais aceita é a hipótese das Endorfinas.
A teoria da endorfina sugere que a atividade física desencadearia uma secreção de endorfinas capaz de provocar um estado de euforia natural, por isso, aliviando os sintomas da depressão. Essa idéia, entretanto, não tem consenso entre os pesquisadores. Alguns deles, por exemplo, preferem acreditar que o exercício físico regularia a neurotransmissão da noradrenalina e da serotonina, igualmente aliviando os sintomas da depressão. Outra hipótese seria a cognitiva.
De natureza eminentemente psicológica, a hipótese cognitiva se fundamenta na melhoria da autoestima mediante a prática do exercício, sustentando que os exercícios em longos prazos ou os exercícios intensivos melhorariam a imagem de si mesmo e, conseqüentemente, a autoestima.
Resumindo pessoal, estão esperando o que para praticar exercícios físicos? Esperar ficar doente?
Esperar o médico falar que só a atividade física vai mudar?
Devemos olhar com mais carinho para nós mesmos, apredermos a nós colocar em primeiro sempre!!!
Fiquem ligados, a atividade física executada de maneira correta e sistematizada por um pediodo mínimo de 3x na semana pode mudar o rumo da sua vida, não só estéticamente falando, e sim, de saúde, qualidade de vida, auto estimo e assim por diante.
Espero notícias de todos, um prazer conversar com todos seja no facebook.com/bau.gabriel ou no twitter.com/baugabriel
Aguardo seu contato, vamos conversar.
Saúde para todos.
Gabriel Baú.
CREF: 016911-G/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário