quinta-feira, 8 de julho de 2010

Musculação e 3º idade

Um estudo feito nos Estados Unidos, realizado com 97 pessoas acima de 60 anos, comprova que os idosos que se exercitam sentem menos dores e aumentam sua resistência. Agora que o IBGE divulgou que a nova expectativa de vida dos brasileiros passou dos 70 anos, um estudo norte americano influencia cada vez mais pessoas da terceira idade a fazer musculação. Que além de ser permitida, também pode ser benéfica para o individuo.
Isso tudo comprova que exercícios devem ser praticados diariamente, em todas as idades. Várias pesquisas são feitas e todos os resultados chegam à mesma conclusão.
Então você que é uma pessoa saudável e quer se manter assim pratique não só musculação, mais também algum esporte.

Efeitos de uma caminhada.

A caminhada é considerada um dos melhores tipos de exercícios físicos que existe, isso porque ela é simples e trabalha todos os músculos do corpo. Para combater o sedentarismo, melhorar o condicionamento e a saúde do corpo, os especialistas recomendam pelo menos uma hora de caminhada por dia.
Para caminhar você não precisa dispor de uma infra-estrutura especifica ou equipamentos, basta ter disposição para realizar essa atividade tão benéfica. A caminhada contribui para o relaxamento da mente, assim é possível deixar de lado o estresse do cotidiano.
Além de deixar o seu organismo saudável, o ato de caminhar todos os dias vai fortalecer os músculos, melhorar a freqüência cardíaca e a respiração. Para ter energia e praticar atividade, faça refeições ricas em nutrientes e beba bastante água para garantir a hidratação do corpo.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Estratégia para o emagracimento

Segundo estudos já publicados, os exercícios de resistência muscular combinados com o exercício aeróbio, pareceram alcançar os maiores resultados nos programas de perda de peso, por auxiliar no aumento da taxa metabólica de repouso, manter e/ou aumentar a massa muscular e otimizar os índices de mobilização e utilização de gordura durante o emagrecimento. O objetivo de emagrecimento parece ser alcançado com êxito em programas que incluem exercícios de resistência, exercícios aeróbios intermitentes e/ou contínuos que utilizem um alto fluxo de energia (70% do VO2 máx.). Este processo pareceu ser mais eficiente por proporcionar um maior gasto calórico total; não somente durante a realização do exercício, mas também por provocar um aumento no consumo de oxigênio pós-exercício, fazendo com que a gordura seja utilizada neste período.

Fonte: Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum., e-ISSN 1980-0037, impressa ISSN 1415-8426, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

domingo, 4 de julho de 2010

COMO EVITAR RISCOS INTERENTES À CORRIDA

 "Saiba como escapar de possíveis lesões.

1. Escolha um tênis com solado próprio para absorver impactos.
2. Realize alongamento antes e depois da ginástica. Isso deixará a articulação mais flexível e menos propensa a sofrer uma contusão.
3. Não tente ir além do seu limite. Músculos cansados aumentam o risco de machucar os joelhos.
4. Antes de começar a correr por conta própria, procure um especialista.
5. Ao primeiro sinal de dor, pare o exercício.
6. Pratique atividade física regularmente para manter os músculos fortes.
7. Se suas pernas forem tortas ou arqueadas, consulte um ortopedista.  Ao malhar, as chances de você vir a ter problemas são maiores.
8. Não aumente a carga no treino sem a orientação de um professor.  Muito peso sobrecarrega as articulações". 

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O que é treinamento funcional?

O functional trianing, ou treinamento funcional, é uma técnica de treinamento físico fulcrada no desenvolvimento de um sistema neuromuscular integrado, cujo objetivo principal é tornar o corpo humano uma máquina de locomoção mais eficiente.

Ainda no desconhecido do público no Brasil, sabe-se pouco acerca desta técnica de treinamento, bem como de seus benefícios, pontos que este artigo vem esclarecer.

A maior virtude do functional training é a notória percepção de como a máquina "corpo humano" funciona. Há muitos anos, mantém-se uma cultura de treinamento voltada ao ganho de massa, à hipertrofia, à queima de calorias e, quase sempre, o fator qualidade de movimento é negligenciado.

O functional training surge exatamente da necessidade de se suprir a carência existente na integração dos movimentos do corpo quando da realização de exercícios. Com base nisto, parte da premissa de que o corpo humano é uma máquina criada para trabalhar em constantes ciclos de estabilidade e/ou mobilidade, variando conforme a área do corpo trabalhada no momento.

Assim, os maiores responsáveis por todo o suporte dessa cadeia cíclica são os músculos da parede abdominal que se estendem posterior e conjuntamente com os músculos estabilizadores da coluna lombar, conectando as atividades dos membros superiores com as atividades dos membros inferiores.

Funcionalmente falando, nenhuma atividade seria realizada em nosso corpo, caso estes músculos estabilizadores não trabalhassem eficientemente para que os membros, tanto inferiores quanto superiores, pudessem executar suas funções.

Com essa noção, é possível notar que o desenvolvimento da estabilidade do tronco é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade física, desde as simples, como caminhar, correr, sentar, levantar, agachar, subir e descer escada, às complexas, como a prática de esportes recreativos e de alto rendimento.

Benefícios dos exercícios físicos regulares em hipertensos

Após algumas semanas de exercício físico ( EF ) regular , o hipertenso se beneficia dos efeitos agudo tardio e efeito crônico sobre a PA. Estima-se que este último diminua ao longo do tempo a PA sistólica em 4 a 9 de mmHg . Além disso , a prática regular de EF ajudará no combate de outros fatores de risco associados à hipertensão arterial : obesidade , altos níveis de açúcar (podendo chegar até o diabete melito ) ,  triglicerídeos e LDL-C  ( " colesterol ruim" ) elevados ou baixos níveis de HDL-C  ( " colesterol bom"  ) , as chamadas dislipidemias ( anormalidades do colesterol e frações). Outro ganho é a diminuição do nível de ansiedade e do nível de estresse , melhora da auto-estima e de sintomas de depressão.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Personal Trainer on Twitpic

Personal Trainer on Twitpic

Procure seu equilíbrio. Exerciti-se.

Quero dar boas vindas a todos.
A partir de agora postarei neste blog  informações e  esclarecimentos tentando ajudar um pouco a todos com dicas  voltadas `a saúde e  qualidade de vida.
Um grande abraço,
Gabriel Baú.